segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Texto para memorizar. Material retirado da peça "Na selva das cidades", de Brecht.

(Esse texto vai ser memorizado durante o encontro de amanhã - 21/9)
Não me olhe assim. Isso talvez seja a oportunidade da minha vida. Você pode pagar a minha bebida? É claro que não é por causa da bebida. É o seguinte: todo dia de manhã eu me olho no espelho. Já faz dois anos que eu trabalho todos os dias sem parar. E quando eu estou cheio, eu sinto necessidade de beber; e aí eu me lembro de você. Eu não agüento mais isso. E as noites?! É injusto que você me olhe assim. Você ainda me entende. Que tal se a gente for embora daqui? Nós dois, juntos. Para algum outro lugar. Para onde você quiser. Olha; eu posso tudo. Eu posso ganhar dinheiro, se é isso que você quer. Eu sinto alguma coisa por você. Não tenho palavras pra dizer. Mas a gente pode se dar bem de novo. Eu ouço muito bem tudo o que você diz. (Pausa) Você quer ter a fineza de mandar embora os seus amigos?!
Eu sou um animal! Talvez eu possa ser salvo. Vocês são loucos, selvagens, avarentos! Não compreendo as leis, não tenho moral, sou um bruto! Olha aqui as minhas botas. As babas pingam do canto da minha boca. Eu quero a minha liberdade. Quero mesmo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário